quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PRODUTIVIDADE ESPIRITUAL


"Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol a queimou; e porque não tinha raiz, secou-se. Outra parte caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. Outras, enfim, caíram em boa terra, e deram fruto que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem, por um. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Marcos 4:1-9).
Jesus voltou a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a Ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. Assim lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do Seu doutrinamento.
Temos andado preocupados em notar que muitos de nós crescemos na vida cristã até um certo patamar, outros estagnaram e não poucos retrocederam. Por que, de repente, muitos pararam, outros estagnaram e outros até retrocederam?
Neste texto o Senhor conta uma história que fornece uma série de aplicações.
Há uma semente que cai – e toda semente é boa. Esta semente, na interpretação, é a Palavra de Deus, que é sempre boa e nunca volta vazia.
A Palavra de Deus não precisa de remendo ou de retoque. Ela é viva e eficaz, tem capacidade por si mesma, e quando é recebida de uma maneira séria e profunda produz frutos que duram por toda Eternidade. Na parábola, Jesus fala da semente que cai aqui, cai acolá, cai mais adiante, uma é sufocada pelos espinhos, outra a terra não permite que germine, outra o sol queima, mas uma cai em terra boa e produz frutos, a trinta, a sessenta e a cem por um.
Que tipo de produtividade temos tido como cristãos? Se o Senhor voltasse hoje e examinasse nossas vidas, acharia frutos?
Amanhã prosseguimos.
Pensamento: A Palavra de Deus quando semeada produz frutos para a Eternidade.
Oração: Senhor, ajuda-me sempre a semear em terra boa para dar frutos e mantenha o diabo afastado, para não roubar a semente que plantamos. Em Teu nome. Amém.
Leitura: João 15:1–16:4 – 2 Crônicas 23 – Salmos 80
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário